Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês
O ano novo uma data de grande importância para os chineses. marca a passagem do ano, sendo uma data de agradecimento e comemoração.
Como o nome já diz é um calendário que se baseia na lua, em suas fases.
Era pra eu ter postado isso ontem, só que com a luz e a internet do meu celular colaborado fica meio difícil. ontem foi o ano chinês provavelmente deve esta passando na sua cabeça: mais o ano novo não foi 1 de Janeiro, aquele também foi um ano novo, só que esse é o chinês que usa o calendário lunar, diferente do gregoriano que usamos.
O ano novo na china é muito importante, por ser uma data de agradecimento a terra e o céu aos deuses e aos antepassados.

Decoração
Duas cores são predominante na decoração o amarelo e o vermelho.
Vestido de casamento chinês, você casaria com um vestido dessa cor?
O vermelho representando sorte,  fortuna e alegria, essa cor é tão influente na china que as noivas casam de vermelho.
Era um cor exclusiva dos imperadores, nenhum plebeu podia usar.
O Amarelo representa a neutralidade e o poder, também é a cor da nobreza, era usado por imperadores e misturada com o vermelho para representar dourado.
As lanternas eram usadas para proteger a chama do vento e por fazer uma melhor distribuição de luz, mas mesmo com a criação de lâmpadas elas continuam a ser usadas, como forma de decoração.
Uma coisa que é muito usado na decoração nessa data são as lanternas, com as cores vermelha e amarela, também com o objetivo de trazer sorte e prosperidade.

Costumes
O ano novo chinês envolve diversos costumes, além das cores como: na véspera do anos novo as pessoas arrumam limpam a casa, lava a roupa, cortam o cabelo, vestir roupas novas e pagar as dívidas, para evitar o mau feng shui.
Eu já falei sobre os fogos aqui no blog link
Durante o ano nova as pessoas deixam as janelas e portas abertas, (isso nunca poderia ser feito no Brasil) para que o ano velho saia e o ano novo entre. também soltam  fogos para espantar os maus espíritos e as energias negativas.
Esse envelopes também são dado em aniversários, casamentos e outras datas festivas.
Durante essa data os mais velhos presenteiam os jovem solteiro da casa, com um envelope vermelho que contém dinheiro dentro (podiam trazer esse costume pro Brasil).
Existe também um costume, que envolve escrever seu desejo com tinta preta num papel vermelho e pendura ele enfrente a porta, assim o vento levaria seu pedido e traria se desejo.

Os15 Dias
O e comemorado durante 15 dias e cada dia tem um costume diferente.
1° dia- e o dia de agradecimento as deusas da terra e do céu, nesse dia carne não está no cardápio, pois acreditam que não consumindo carne terão uma vida longa e feliz.
2° dia- e o dia de rezar para seus deuses e antepassados, esse dia também é conhecido como o dia dos cães, nesse dia eles recebem tratamento especial. (esse dia recebe esse nome, pois acreditam que esse é o aniversário de todos os cão).
3° e 4° dia- e o dia de presta homenagem dos filhos para os pais e dos genros para o sogros.
Lu Hsing, deus da riqueza.
5° dia- e o dia conhecido como Po Woo e o dia de fica em casa e acolher os Deus da Riqueza, não ficar em casa nesse dia acarretará em má sorte.
6° dia- dia de sair de casa e vista os familiares e amigos e ir no templo rezar por saúde e sorte.
7° dia- e o dia dos agricultores onde eles preparar uma bebida feita com 7 vegetais e comem noodles que representa a longevidade e peixe cru que representa o sucesso.
Tian gong
8° dia- o dia de junta a familia e os amigos e ora para Tian Gong (deus do céu).
9° dia- dia de fazer oferenda e ora ao Imperador Jade.
10° ao 12° dia- dia de convidar os parente e amigos para um baquete.
13° dia- dia de comer só mingau de arroz e soma choi, pra purificar o organismo.
14° dia- dia de fazer os preparativo para o festival, que acontecerá a noite no dia 15°.
15° dia- dia do Festival das Lanternas o dia que as pessoas saem na rua, com suas lanternas decoradas e comemoram com seus entes queridos.

Comidas e bebidas
Parte indispensável para uma comemoração e a comida e no ano novo não fica fora disso, tendo suas comidas típicas.
Vamos começar nosso cardápio com peixe, o peixe é comido no ano novo por sua pronúncia ser semelhante de abundância, também por ser considerado símbolo da prosperidade na arte chinesa. representando a abundância e prosperidade, principalmente capa que e um símbolo de riqueza.
Ops, noodles errada
E esse ai
noodles (macarrão) também é bastante consumido no ano novo, representa a longevidade e o noodle tem bastante variedade para experimentar, então bonne appétit.
E que tal algo para ajudar descer? eu recomendo chá e bastante consumido no ano novo e sempre chá é como café pros brasileiros. os chineses tem muita variedade de chá.
Um petiscos sempre cai bem, pra isso os chines tem jiaozi e consumido no ano pode ter vários recheios carne, frango, camarão e etc… os chineses tem o costume de botar uma moeda dentro e quem acha esse jiaozi premiado será o mais sortudo da festa. esse alimento também foi parar no Japão, só que tem o nome de gyozo.
Depois de toda essa comida uma fruta pode cair bem, a tangerina e uma ótima escolha símbolo de sorte e prosperidade, rico em vitamina C e ajuda na digestão. Existe diversas outras comidas que são comida mais vocês pode encontrar, com uma boa pesquisa.

Desfile
É necessário vários pessoas para fazer o movimento do dragão.
O corpo do leão e movido por uma única pessoa, essa pessoa tem que fazer treinamento intenso antes de vestir a fantasia.
O desfile marca o início do ano novo chinês, com danças, acrobacias, arte marciais e muito vermelho e amarelo. duas danças que se destacam e do Leão e do Dragão, essas danças serve expulsa os mais espíritos e trazer sorte.

Ano do?
O horóscopo chinês 12 animais representa um ano eles são: boi, galo, tigre, cão, macaco, bode, coelho, rato, dragão, porco e serpente.
Estamos no ano do cão, que representa fidelidade, lealdade honra e confiança e se tiver mais curiosidade vai pesquisar, pois eu não sou astrólogo ou coisa do tipo.
Escreva no comentárioquem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog, pra que tem interesse.

Arquivo do blog