Ditadura Militar (Br) Lado Bom e Ruim

Ditadura Militar (Br) Lado Bom e Ruim
Algum momento na vida você deve ter escutado sobre ditadura, provavelmente naquelas aulas de história e você já deve ter sua própria opinião acha que foi boa ou ruim, mas a Ditadura Militar não é feita só de coisas ruins e também só de coisas boas, mas sim de uma mescla dos dois a qual apresentarei pras vocês.

Você tem seu direito de
escolher eu não estou aqui pra te estimular você escolher um lado, a ditadura tem pontos ruins e também pontos bons, não vou defender ou dizer que é ruim, esse post tem como objetivo apresentar os dois lados de uma história.
Muitos países Tiveram ditaduras como Argélia, Bolívia entre outros países é existe também países que continuam em ditadura Coréia do Norte e Cuba e como você já deve saber nosso Brasil também viveu num regime militar a qual vou focar aqui, pois se for falar de todos não faço um post, mas sim uma Wikipédia,

Contexto Histórico
Em 31 de março de 1964  acontece um golpe alegado ser por causa de uma ameaça Comunista que afasta Presidente João Goulart e seu lugar tomado Marechal Castelo Branco, após esse acontecimento os militares tomam o poder e o resto você já sabe e foi também criado AI-1. Com 11 artigos, que permitia os militares alterar a constituição, revogar mandatos legislativos e demitir ou aposentar qualquer um que fosse contra a segurança do país.

Pontos Negativos
Primeiro vamos começar pelos seu ponto negativos
Censura e Repressão: A censura foi bastante marcante e foi criado um órgão que tinha essa função conhecido como, Conselho Superior de Censura, foi criado alegado censurar ideias comunista qualquer coisa que influenciasse as pessoas ao comunismo, porém era utilizada para censura qualquer que fizesse uma crítica aos militares ou ao regime militar, musicas, teatro filme até jornalistas sofreram com isso. Aquilo que ia contra os militares sofria censura e existia proibição e até mesmo fechamento de alguns meio informativos.
Agressão e Tortura: Se você fosse contra um o regime militar você poderia ser agredido e torturado fisicamente ou psicologicamente, DOI-CODI era local onde ocorriam torturas e execuções e também existia o Esquadrão da Morte que podia matar terrorista e assassinos.
E foi em 1979 que a Lei da Anistia foi criada que perdoava os torturados e os libertava (mas não das sequelas que teriam que carregar), isso também valia para os torturadores.
Saúde: A saúde não era pra todos só para trabalhadores de carteira assinadas, já que a ideia de saúde para todos era um ideia considerada comunista, o órgão responsável pela saúde era o Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), não existia um hospital público, Inamps foi extinto 1993, pela Lei nº 8.689 e o Sus só surgiu em 1988.
Crises: durante o período da ditadura aconteceu algo chamado de “Milagre Econômico” , a economia aumentava e o Pib subiu  14% a infração diminuiu, o país teve um grande desenvolvimento e a ditadura usou isso como propagandas e surgiu slogans como “Esse é um país que vai pra frente”, “Ninguém mais segura este país” e “Ame-o ou deixe-o”,
mas as coisa mudaram com a Crise do Petróleo quando a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumentou o preço do barril de petróleo e para tentar continuar com o “Milagre Econômico”  fizeram investimento públicos com dinheiro que não tinham que acabou agravando uma crise e aumentando a dívida externa de 27,8 bilhões para 61,8 bilhões.
uma frase que era dita era “fazer o bolo crescer, para depois dividi-lo”, primeiro queriam aumentar a economia do país para depois dividir com o povo, só que esse bolo nunca foi repartido ou seja o bolo é um mentira.
Desigualdade: Houve um crescimento económico, mas não houve divisão igual, foi favorável para os empresários, porém não para os funcionários, não teve reajuste do salário para para que o plano de crescimento funcionasse e também houve a concentração de riqueza do país no 1% mais rico (e pra você vê que estou falando sério link)
Corrupção: Uma argumento que usam para defender a ditadura e que não tinha corrupção, mas esse argumento está bem errado pois existia corrupção, a única diferença é que não era tão fácil descobrir principalmente pelo fato de dos militares não deixar isso aparecer facilmente, mostrar que tinha corrupção e de certa forma mostra a fraqueza e as falhas no seu governo,
A investigação nessa época era muito difícil de acontecer, além da forte censura que acobertava e impendia de isso aparecer na mídia, então muitas vezes o povo não ficava ciente, mas houve casos de corrupção que foram revelados como você pode ver neste link
Toque de Recolher: constituição artigo 5 “XV -  “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;".
Esse é o direito de ir e vir perante a constituição, o toque de recolher vai contra esse direito, o toque de recolher não permita menores de 16 anos na rua até 00:00 sem acompanhamento de seu pai ou documentação, toque de recolher também tinha um lado positivo pois ninguém que tiver fazendo algo descentr estaria até 00:00 a rua, evitava menores na rua que provavelmente não estariam fazendo algo decente, mas também era contra constituição 5 - XV.

Ponto Positivo

Além dos pontos negativos também existiam os pontos positivos.
Leis Trabalhistas: foi durante a ditadura que teve a regulamentação, foi criado também o Pis, o Pasep, FGTS e INSS.
Desenvolvimento: durante a ditadura houve um grande desenvolvimento industrial,foram criadas as hidrelétricas de Tucuruí, Balbina e Itaipu sendo Itaipu uma grande produtora de energia do país, foi criado a ponte de Niterói um grande obra de arquitetura que atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro com 13,29 km de comprimento e 72 m de altura, houve também criação de estradas e rodovia Transamazônica e criação da Usina de Angra.
Telecomunicação: houve desenvolvimento na telecomunicações, o telefone era um luxo só para que pudesse pagar, mas isso mudou durante ditadura com a criação de telefones público (orelhãos) e a criação da Telebrás em 1972 e Embratel em 1965.
Resolução para problemas sociais: Para resolução dos problemas de desigualdade social (que eles mesmo causaram) e o problema de migração de regiões rurais para urbanas, foi criado o Banco Nacional da Habitação (BNH) em 1964 que tinha como objetivo criar moradias.
Investimentos Escolar: durante a ditadura houve uma investimento na educação e reestruturação na educação, reforma de escolas e criação 16 Universidade, nesse período foi criado o MOBRAL em 1967 que tinha como objetivo erradicar a alfabetização.

a ditadura teve coisas ruins como censura e violência, mas também teve coisas boas que não são contadas, se você quer que volte ou não a opinião e sua.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog, pra quem tem interesse.

1 comentários:

Author
avatar

Otimo texto

Reply

Arquivo do blog