Viagem no tempo
Será que é possível viajar no tempo como na ficção científica? e como podemos fazer isso? e qual problemas nos enfrentaremos? vamos descobrir, Peguem suas TARDIS e allons-y.
Esse post e um especial de 100° POST!!! Que diria que eu teria tanta determinação para escrever tanto, claro que não posso esquecer das contribuições do Luck.
Uma coisa que realmente gosto muito e acho bastante interessante e viagem no tempo que é mostrada em séries como a Doctor who, ótima série por sinal, também vemos no filme De Volta Para o Futuro e até em anime como Steins Gate.
Sem mais enrolação, como podemos viajar no tempo? a resposta e mais simples que imagina. você está fazendo isso agora, seu futuro, virou presente e seu presente virou o passado.
isso que aconteceu foi uma viagem no tempo isso é conhecido como flecha do tempo, mas claro que você não vai se contentar com isso.
Você que ver o dinossauro no passado e anda em overboard no futuro (um dia a humanidade terá eles ou não, mas tenho esperança).
Dilatação no Tempo
O tempo se dilata, fazendo o tempo se prolonga ou diminuir. dois fatores que fazem o tempo se dilata e a:
Velocidade: um corpo que se move tem o tempo diferente de um corpo em repouso, uma pessoa correndo tem o tempo diferente de alguem parada.
Gravidade: o tempo dilata dependendo da gravidade, então planetas com gravidade diferente tem tempos diferentes.
por causa da gravidade, que os relógios dos satélites, precisam ser frequentemente calibrado.
Uma boa maneira de entender isso e o paradoxo do gêmeo, um dos gêmeos fica na terra, outra vai para o espaço a velocidade da luz dá a volta numa estrela e retorna para terra, quando volta seu irmão está 10 anos mais velho. isso é uma boa maneira de explicar a dilatação no tempo.
Relatividade
Essa dilatação é abordada na teoria da relatividade, proposta por Einstein e a relatividade possibilita a viagem no tempo e tem dois principais príncipes.
1. Não existe referencial absoluto, As leis da física são as mesmas para todos os referenciais inercial.
2. A velocidade da luz no vácuo é a mesma em todas as direções, ou seja, tem o mesmo valor em todos os referenciais inerciais.
Como viaja no Tempo
Delorean do De Volta Para o Futuro. |
Como eu falei que a velocidades dilata o tempo, se alguém viaja próximo da velocidade da luz aproximadamente 300.000 km/s.(velocidade da luz em quilômetro) o tempo vai passar muito mais devagar pra ele, quanto tudo a sua volta vai estar em tempo regular, podendo ir para mas pra frente tempo, para o futuro.
Mas para viajar pra passado, deveremos ultrapassar a velocidade da luz que é de 299 792 458 m/s,(velocidade da luz em metro) mas um pequeno detalhe quanto mais rápido mais pesado fica e você precisaria de combustível infinito pra chegar-lá.
Outra maneira e um buraco negro, claro que você não vai ir de cabeça dentro de um buraco negro, se não tu vai ser espaguetezado.
você só vai ficar próximo o suficiente do seu campo gravitacional, como a gravidade dilata o tempo. perto de um buraco negro o tempo passa mais devagar do que do lado de fora, você irá mas longe tempo e vai poder vê carros voadores.
Retornando no tempo
As maneiras que eu falei só pode ir para o futuro, mas seu eu quiser ir pro passado? ver o dinossauro e fazer meu próprio Jurassic Park.
tem outras maneiras de viagem no tempo tipo os famoso buracos de minhoca, que foi proposto por Einstein (Einstein o Doctor who das antigas).
os buracos de minhocas ligariam o futuro e até o passado no presente e vise versa e se saber manipulá-los você poderá viajar para onde você quiser. já que eles foram criados com o Big Bang e pode estar em qualquer lugar, tempo e universo e só saber procura.
Outras maneira são as cordas cósmicas, cordas que foram criadas junto do Bing Bang. são muito densas e extremamente pesadas, que tem grande força gravitacional.
Se duas cordas se cruzarem impulsionando uma nave tipo um estilingue, poderá levar a nave para o passado e futuro.
Máquina CTC
CTC e um maneira bonito de fala viagem no tempo. uma maquina CTC ou closed timelike curve (Curva de tempo fechado).
A física da tecnologia do CTC permite matéria, informação e organismos vivos viajar e rodar para trás no tempo enquanto viajam em velocidades abaixo à da luz ,Viajar para trás no tempo e emergir no seu passado sem viajar mais rápido que a luz. |
Uma máquina teórica, em formato cilíndrico que giraria em torno de si mesmo, numa velocidade próxima da luz, torcendo o tempo em um laço, permitindo a viagem no tempo.
Efeito borboleta
“Até o bater de asas de uma borboleta, pode causar um tornado no outro lado do mundo”
Com essa frase eu digo e se a borboleta for o viajante do tempo, e se o bater de asas forem suas ações e o tornada as consequências de suas ações. então eu digo tenha cuidado com o que faz na passado, pois pode alterar drasticamente o presente.
Ou tudo que fizer no passado não altera o tempo presente, pois já foi predestinado acontece e suas ações já alteraram o presente, criando o tempo que você vive e quem garante que isso já não aconteceu?
Paradoxo
Paradoxo temporal E se você encontrasse você mesmo no tempo? você quebraria o tempo? explodir o universo?
Uma explicação para isso e nada, se na física e possível duas partículas podem estar no mesmo lugar ao mesmo tempo isso inclui você, um humano feito de partículas. eu vou explicar sobre essas partícula no futuro (fala do futuro isso soa meio engraçado, já que eu to falando do tempo).
paradoxo do avô imagine você viaja para o passado e mata seu avô, só que ao matá-lo seu pai e você nunca existiu, então você não teria matado ele e ficaria nesse loop infinito, mas criaram maneiras de driblar esse acontecimento.
1° você não pode viajar no tempo, a viagem no tempo vira impossível
2° você não pode mata seu avô, mas se tentar você vai acabar matando outra pessoa ou você mata ele e você e na verdade você e seu próprio avô e outras milhare de alternativas.
3° e que existe varias varias linhas do tempo e quando mata seu avô isso acontece numa linha do tempo diferente, onde você não existe
Linhas do tempo
E aproveitando esse gancho, vamos falar sobre linhas do tempo, imagine um rio com várias caminhos e você ta no barco e cada ação feita define qual caminho você vai um exemplo:
Você levanta uma faca que está na sua mão, você quase acertou seu olho mas erra, mas em outra linha você acerta seu olho e tem que usa tapa olho, em outra a faca voa da sua mãe e fica presa no teto e várias outras possibilidade infinitas (isso aconteceu comigo mas meu olho ta intacto).
Mesmo que viajemos para o futuro sempre estaremos preso ao nosso presente, pois a partir que no fomos para o futur. ele passa a ser nosso presente.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog, pra que tem interesse.