Mundo Quântico
Você pode olhar uma cadeira e dizer que aquilo é uma cadeira. você pode dizer quais são os matérias daquela cadeira, mas existe muito além disso, coisas que constituí nosso mundo, coisas que nossos olhos não podem enxergar sozinho.
Esse e uma cena do filme do homem formiga, (pra quem não viu, mas você deveria vê) que mostra ele passando por esse micromundo. parece viagem de que usou algum produto narcótico, mas isso de certa forma ajuda entende o que está fora de nossa visão.
Molécula
Se encolhemos poderemos ver os molécula, que é um agrupamento de átomos, que se ligam e forma estruturas, formando a matéria. como por exemplos a água, que é formada por um de O (oxigênio) e dois de H (hidrogênio) que forma o H2O (água).
Átomo
E se encolhe mos mais poderemos ver os átomos, Aristóteles acredita que a matéria podia ser dividida até que ficasse tão pequena que não poderia mais se divida. ele nomeou esse limite onde não podia ser mais dividida de átomo (que significa não a divisão, nome sugestivo).
Dalton com base nisso em 1803, foi além dizendo que tudo é formado de átomo.
Particola
Mas não pense que paramos nos átomos, os átomos são feito de partículas ou seja os átomos podem ser dividido.
Dalton acreditava que os átomos era maciço, como uma bola de bilhar. um dia que estive jogado sinuca você pode conta isso pra alguém ou não.
Mais Thomson mudou esse pensamento 1897, descoberta dos elétrons, então propôs que os átomos eram pudim de passas, (a física tem seu lado peculiar)
o pudim seria positivo, e as passas os eletrons (os negativo) ou seja o pudim mudou o mundo de alguma forma, comam mais pudim.
Mas como tudo passa até uva passa. Rutherford em 1897 apresenta algo novo, através de um experimento, ele bombardeou uma lâmina de ouro com partículas alfa. embora algumas mudaram seu curso outras atravessavam e como maior parte atravessava. Rutherford supôs que que os átomo não era maciço e existia espaço vazio.
Então ele propôs que o átomo tinha uma parte maciça no centro, que era positivo e era rodeada por elétrons, que ficam na eletrosfera.
Bohr em 1910 deu uma melhorada ele conclui que as átomos não era maciço, mas sim composto de 3 partículas, elétrons, (negativo) prótons, (positivo) e nêutrons (neutro).
E não ficou muito diferente do átomo de Rutherford. o elétron continuaria a rodeia o núcleo na eletrosfera. só que o núcleo seria constituído de nêutron e prótons.
quark
Se escolhemos muito mais chegaremos nos quark ou partículas elementais. Murray 1969 teorizou que existia algo além dos àtomos e em 1995 teve a comprovada dos quarks, através de um acelerador de Partícula.
Os quarks têm duas classificados, sendo uma o sabor, (ninguém provou, pra dizer se de morango ou banana ou sei-lá o que é so uma classificação) existe 6 sabores, que são classificados em em:
(t) top
(b) bottom
(C) charm
(s) strange
(u) up
(d) down
-------------------------------------------
E sua outra classificação são as cores, (que ninguém sabe é só uma classificação) existem 3 cores verde, (green) vermelho (red) e azul (blue) e essas cores não são fixas, elas podem mudar, por causa de uma interação chama de glúon. (cola) que mantém os quark junto (outro nome bem sugestivo) e por isso o núcleo de uma partícula e estável.
Cordas
Se escolhemos mais encontrarmos as cordas? Isso na verdade é uma teoria, chamada de teoria das cordas (hoje é dia dos nomes sugestivos) e era maior objetivo de Einstein.
Essa teoria apresenta obviamente cordas, que vibram. que unifica a as forças da natureza e além de explicar vários questões da física. no futuro falarei dela em um post com mais detalhes.
Vácuo quantico
Se escolhemos mais chegaremos no vácuo, você pode dizer que o vácuo e nada, mas é do nada que surge tudo e de tudo surge o nada. toda energia emanada, e toda energia existente, surge do vácuo (filosófico).
Você não é pequeno, você que se faz pequeno, mas se continua se sentindo pequeno lembre-se, formigas podem carregam 100 vezes seu peso.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog, pra que tem interesse.
1 comentários:
Mano tu é um genio da didatica