Estrelas
As estrelas as belas e grandes bolas de plasma e gás, que iluminam o espaço escuro, poderosas e muito interessantes.
E também e por causa de uma dessas estrelas que estamos aqui, pois é fundamental para a vida, permitindo uma temperatura sustentavel e imitindo luz, que além de nos permiti enxerga é também necessário para existência de vida.
Antes de qualquer coisa as estrelas não é feito de fogo como eu já ouvi falar, elas na verdade são feitas de plasma que o 4° estado da matéria, que é o gás ionizado. se alguém fala que as estrelas são feita de fogo dê um tapa na orelha dele ou dela, brincadeira só o/a corrija.
Como Nascem? Do Que São Feitas? O Que Comem?
Descubra agora no Chave 42, as estrelas nascem no ponto com mais gás numa nebulosa (uma nebulosa e feita de hidrogênio hélio e poeira). esse gases começam se contrair por causa da força gravitacional e esquenta e então ocorre a ignição.
Através dessa ignição acontece a fusão nuclear, mas as estrela pode não ter essa ignição e começa a esfriar, porém se funcione vai virar uma estrela.
E começa transforma hidrogênio em hélio através da fusão nuclear e começa a eleva a temperatura e produzir energia e luz, quando hidrogênio acaba começar a queimar o hélio. as estrelas também podem produzir alguns materiais como lítio e ferro.
Anãs
E uma classificação de uma estrela pela sua massa, temperatura e cor.
Anãs marrons: e um estrelas fracassadas, que não conseguiu iniciar uma ignição e começa a fusão nuclear. embora seja bastante massiva, ela não e uma estrela, nem um planeta e um elo entre os dois.
Anãs vermelhas: são estrelas com pouco brilho. elas não podem ser enxergada a olho nu, além de ser as estrelas mais fria.
Anãs amarelas: responsável por dar poderes para o superman, essas estrela são mais quente que as anãs vermelhas, um bom exemplo de anã amarela e nosso sol.
Anãs laranjas: essas estrelas são menos densas que as anãs amarelas e muito mais apropriadas para sustentar vida.
Anãs brancas: e o estágio após a morte de uma estrela, (e tipo um cadáver de uma estrela) são muito densas que vão esfriar aos.
Anãs negras: são anãs brancas, que esfriaram até não poder emitir luz e energia térmica.
Anãs azuis: são estrelas hipotéticas, que surgem quando uma anã vermelha gasta muito do seu hidrogênio e começa fundi-lo lentamente, até converta toda seu hidrogênio.
aumentando sua radiação que acaba aumentando sua temperatura, fazendo ela se expandir e ficar azul. essa estrela nunca foi observado até hoje só existe suposição de sua existência.
Temperatura, massa e outras coisinhas
Nova
E algo que acontece num sistema binário, onde uma e uma anã branca. por causa da atração gravita a anã branca rouba hidrogênio da sua companheira, que fica acumulada num disco de acreção em sua volta.
Esse anel aumentando pressão da anã e fazendo ficar instável, até que ela explode e libera parte do hidrogênio, para o espaço. (essa explosão acontece várias vezes) essa explosão não destrói a estrela, mas torna seu brilho mais forte, por um certo período, depoi volta a normal gradualmente.
Morte de Uma Estrela
Um fato interessante das estrelas e que quanto menor a estrela mais ela vai durar, exemplo: uma anã vermelha vai viver muitos mais anos que uma anã amarela
e o motivo de ninguém ter presenciado uma anã azul até hoje e porque nenhuma anã vermelha morreu, por causa de seu longo tempo de vida
As estrelas morrem de três maneiras, a primeira que acontece com estrelas não muito massivas, com nosso Sol.
Uma estrela esgota todo seu hidrogênio e para sua fusão nuclear e diminui seu tamanho, por causa da falta energia e aumentando sua temperatura.
Fazendo a estrela voltar a trabalhar, só que usando hélio como combustível, produzido material mais pesado como carbono, fazendo a estrela se expandir e Virar uma gigante vermelha.
com passar do tempo a estrela expele sua camada, até que toda sua camada interna vire uma nebulosa planetária e sobre seu núcleo denso uma anã branca
Supernova
Para uma estrela 10 massas solares o destino é outro. depois de acaba com todo seu hidrogênio e começa a fundir Hélio para carbono, só dessa vez ela também começa a fundir o carbono, em materiais mais pesados como enxofre e ferro.
Quando o ferro chega ao núcleo e se funde com ele, a gravidade da estrela entra em colapso por causa de seu peso e parte da estrela é liberdade para o espaça e também gera uma onda de choque, que pode fazer estrelas nascer.
Seu núcleo se torna extremamente denso e dentro dele e começa a fundir prótons e elétrons em nêutrons. que acaba se tornando uma estrela de nêutrons. existem diversos tipo de supernova só que são bem semelhante, no futuro posso fazer post só pra elas.
Hipernova
Já para as estrelas com 30 massas solares seu destino e vira uma hipernova, quando o núcleo de uma estrela se colapsa e não pode suportar sua gravide.
Surge uma enorme explosão, liberando parte da matéria da estrela e uma enorme onda de choque, maio que de uma supernova.
e de seu polos surgirá um enorme feixe de raios gama (sim raios gama o mesmo que transformaram o Bruce Banner no Hulk) durante essa explosão seu núcleo comprime ao ponto de virar um buraco negro (existe um post neste falando sobre esses ralos do universo)
Uma estrela mostra como somos pequenos perante o universo e como nada que fizemos pode se compará com ele.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude divulgar o blog, pra quem tem interesse.