Como é Possível Botar a Mão no Metal Quente e Sair ileso? (Leidenfrost)
Não é todos que acordam com boa disposição para botar a mão em metal derretido em altas temperaturas, mas esse cara sim e por incrível que pareça a mão dele ficou inteira depois dessa experiência, mas como raios ele não se queimou? Se tiver curiosidade clica aí.
Isso foi montagem? Não
Ele bebeu uma poção de resistência ao fogo? Também não
Ele e draconiano disfarçado? … não
A resposta para essa pergunta se chama leidenfrost, deixa que explico. E bem vindo a esse esse quadro de ciências que não tem nome, mas talvez um dia vai ter.
Mas primeiro vamos falar um pouco sobre esse vídeo que deixei aí em cima, como pode ver o cara tira o uniforme de proteção e colocou a sua mão no metal derretido e como estava incandescente a temperatura estava bem alta (em título de comparação o ferro fica incandescente em 270 *C, e seu ponto de fusão é 1535 *C), mas ele passa sua mão como fosse uma pequena fonte d'água.
Voltado às Aulinha de Química
Se você foi em todas as aulinhas de química, você sabe que a água tem 3 estados o líquido na têmpera ambiente tipo uns 50 *C, o sólido entra em solidificação aos 0 *C e o gasoso entra em ebulição aos 100 *C, agora relebrado vamos ao que importa.
O Que é Leidenfrost?
Para entender isso vamos usar uma frigideira, porque todo mundo usa pra explicar e eu não tenho idéia melhor, se você colocar uma gota de água numa panela com a temperatura de 100 *C ela vai evapor.
Mas se a tempera estiver ponto leidenfrost numa tempera de 220 *C a água vai evaporar e criar uma uma pequena camada de vapor de 1 mm que evitará que a água entre em contato com a frigideira e evapore e a gota ficar flutuando na frigideira
E o que aconteceria com a mão seria a mesma coisa o homem do vídeo molhou a mão antes de botar no metal derretido (embora não mostra e o que provavelmente aconteceu) e quando ele colocou a mão o efeito leidenfrost o protegeu como um pequena barreira, mas a água evapora rápido e se ele ficasse muito tempo, o resultado seria diferente, torresmo de mão.
...
alguns momentos na vida encontramos coisa impressionantes difíceis, mas nem sempre são mentiras.
Nota: esse foi o maior título que eu fiz até hoje nesse blog.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog pra quem tem interesse.