Força Nuclear Fraca e Força Nuclear Forte
Existe duas forças nuclear, a fraca e forte, a força nuclear fraca relacionada com a radiação e a força nuclear forte responsável por interações do quark.
E bem vindo ao o quadro Conhecimento do Mundo (sim finalmente eu dei um nome), esse post que fala de ciências, física e química (conhecimento em geral).
As 4 Forças Fundamentais da Natureza
Existem 4 forças fundamentais da natureza a força da gravidade, força do eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca e as que eu vou falar a força nuclear forte e força nuclear fraca.
Força Nuclear Fraca
Descoberta em 1896 por Henry Becquerel, ela explica o decaimento βeta, mas para explicar outros tipos interações não demonstra ser muito boa. Quando um núcleo estável de um átomo que possuí muito nêutrons, trasmuta um nêutron em próton para poder manter sua estabilidade e acaba também gerando um neutrino e um elétron, sendo que o próton fica no núcleo e o neutrino e o elétron são liberados para fora.
Força Nuclear Forte
A força nuclear forte e o que une o núcleo de um átomo, mas para entendermos isso preciso da uma pequena explicação de eletromagnetismo (acho que devia ter escrevido de eletromagnetismo primeiro).
Nêutrons são neutros, prótons positivos (+) e elétrons negativos (-), iguais se repelem e diferentes se atraem, + com + e - com - se repelem e + com - e - com + se atraem. Um núcleo de um átomo é constituído de prótons (+) e nêutrons (0) e se prótons se repelem como o núcleo não se desfaz, será que é mágica? Não é ciência (sugiro ver o post Mundo Quântico para ter mais clareza).
Como o eletromagnetismo não permitia isso e gravidade e muito insignificante nesse cenário algo devia está faltando e em 1935 Hideki Yukawa descobre a força nuclear forte, que atua não sobre os prótons, nêutrons e elétrons, mas sim sobre os quarks os prótons se repelem, mas força dos quarks e mais forte impedido que o núcleo se desfaça.
…
Eu sei que você estava muito entretidos com essa leitura informativa, mas infelizmente o post acaba por aqui, porém não fique triste temos muitos outros post de ciências, física e química e ainda falta falar (no caso escrever) das outras forças.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog pra quem tem interesse.