Eletromagnetismo: Eletrodinamica

Eletromagnetismo: Eletrodinamica
Eletricidade que podemos observar na natureza através dos raios que iluminam a noite e que tiram o silêncio ou mesmo no nosso dia a dia pois através da eletricidade que podemos criar diversos mecanismos.

Estou cheio de energia estão vamo começar.
Bem vindo ao quadro Conhecimento do Mundo e hoje vamos falar de eletrodinâmica e fecha o eletromagnetismo, o eletrodinâmica estuda a eletricidade em movimento como diz o nome dinâmico de movimento e ação.

Corrente
O deslocamento de cargas elétricas é conhecida como corrente elétrica.
Como você já sabe se você viu os outros post e que na elétrons ocorre somente troca de elétrons, antes não sabiam disso quem descobriu a existência do elétrons foi Joseph John Thomson em 1897, mas antes da descoberta dos elétrons acreditam que a carga iam do positivo para o negativos, porém sabemos que não é assim que e elétrons que se movimentam logo é do negativo para o positivo.
Mas o problema é que já tinha muitas coisa fundamentadas nesse conceito, então pra resolver esse problema e não precisa mudar tudo eles decidiram colocar os dois modo real e o convencional, o modo convencional positivo vai para o negativos e o real o negativos vai para positivo (como realmente acontece) o modo convencional é usado geralmente na física e o real na química.
E pra você saber intensidade a fórmula é I=Q.Δt, Intensidade (I) = Quantidade de Carga (Q) . Tempo (T) ou pelas unidades utilizadas Ampere (A) = Coulomb (C) . Segundo (S).

Como Funciona um Raio
Alguém em algum lugar virou um velocista.
Como estamos falando de eletrodinâmica por que não fala de raio, quando forma uma cumulus minu, (que é a nuvem de tempestade) e parte inferior da nuve está eletrizada negativamente (pós a parte superior fica positiva) e o chão positivamente e embora o ar seja isolante, quando a carga é muito grande o ar permite passagem criando um raio, isso acontece pois positivo atrai o negativo então e como só os elétrons se movem o raio vem das nuvens (vale citar que o nome do som do raio e o trovão e a luz e o relâmpago).
mas também acontece contrário ao quando o chão está negativo e as nuvens positivas o raio vai de baixo pra cima, esse raio leva o nome de raio ascendente que é bem raro.

Resistentencia
Os materiais têm uma certa resistência os metais têm pouca resistência a carga elétricas e elétrons livres que os tornam ótimos condutores, já borracha tem grande resistência que torna ótimo isolante (isolantes e condutores já foram explicados em Eletrostática), George Simon Ohm percebeu isso e estudou, tanto que quando se fala de resistência fala de Lei de Ohm.
1* Lei de ohm diz: ao passar um resistor a tensão é proporcional a intensidade e a resistência é inversamente proporcional a tensão.
Resistência e dificuldade da passagem de corrente isso acontece pois os átomos dificultam a passagem de elétrons dificultando a corrente e elétrica, pense neles como muros ao qual os elétrons devem desviar e quanto mais resistência menos corrente elétrica passará e quanto maior a tensão maior é a intensidade, para calcular isso utiliza U=R.I ou V=R.I, Sendo Tensão (U) = Resistência (R) . Intensidade (I) ou pela unidade utilizada Volt (V) = Ohm (Ω) . Ampere (A).
2* Lei de Ohm diz: que 4 coisa vão ter influência a resistência elétrica a temperatura, a espessura, o comprimento e o material.
Espessura: imagina dois cabos um com espessura de 2 cm e outro de 1 cm, agora imagine como eles sendo dois corredores, pense o seguinte qual dos dois permite mais passagem? obviamente o com mais espaço e a mesma coisa acontece com os cabos o com mais espaço permitirá mais passagem de elétrons ou seja menos resistência.
Comprimento: imagine novamente só que dessa vez dois cabos um com 5 cm e outro com 10 cm qual desses dois vai oferecer mais resistência? se você pensar o de 10 cm vai ter mais resistência, pois possui um caminho maior para passagens de elétrons.
Material: qual já disse lá cima materiais diferentes têm resistência o ferro vai tem uma resistência muito maior que o cobre e quanto maior sua resistência menor e sua condutividade.
Temperatura: quando cargas se chocam com átomos acontece agitação que aumentando a temperatura, esse fenômeno é conhecido como efeito joule, você deve perceber que seu computador esquenta tanto que e por isso que existe o coolers, também existia a lâmpada incandescente que não está mais entre nós, que possui um filamento de tungstênio que esquentava e produzindo luz.

Potencia
A energia usada em um determinado tempo, por exemplo se ligarmos um ferro de passar e um forno que tem mais potência? Claro que o forno pois ele utiliza mais energia no mesmo período de tempo.
para saber potência utiliza o fórmula P=ΔE.ΔT, Potência (P) = Energia(E) . Tempo (T) ou pela unidade usada Watts (W) = Joule (J) . Segundo (S) e quando você aplica a conta a aparelhos elétricos usa P = V . I, Potência (P)  = Tensão (V) Intensidade (I) ou pela unidade usada Watts (W) = Volts (V) . Apare (A).

Chuveiro Elétrico
Agora que você deve ter compreendido isso vamos falar de chuveiro elétrico, você provavelmente usa chuveiro (as vezes você é rico e usa banheira e às vezes nem chuveiro nem banheira), as vezes não são elétrico e alguns decide para de funciona do nada,
Mas voltando pro assunto, o chuveiro tem um resistor feito de cromo ou níquel ou uma liga dos dois, a escolha desse material se dá pelo fato de não se danificar pela alta temperatura, ele que vai esquentar a água quando passar uma corrente nele (Efeitos Joule), claro que com uma proteção emborrachada (isolante elétrico)
E como você aprendeu ali em cima quanto mais comprido o resistor menor a corrente (Lei de Ohm) e no chuveiro possui dois lado verão e inverno, quando está po lado inverno e direcionado para o caminho onde o resistor é menor e quando vira para verão o resistor é maior então a água não fica tão quente.


E finalmente acabamos sobre eletromagnetismo, mas não se preocupe você ainda vão ter contato com a minha personalidade magnética, eu sei que esse post foi eletrizante, mas vamos ser dinâmicos e terminar por aqui e partiu gravidade! E não fique estático e veja os outros posts como Força nuclear Fraca e Força Nuclear Forte e também os posts complementares desse Magnetismo e Eletrostática.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog pra quem tem interesse.

Arquivo do blog