Eletromagnetismo: Ímãs

Eletromagnetismo: Ímãs
Você já deve ter brincado com um imã ou simplesmente colocado um na geladeira e isso é somente possível por causa capacidade dos ímãs de criar campos magnéticos e atrai alguns tipos metais.
Bem vindo ao Conhecimento do Mundo e vamos entender sobre os magnetos, magneto e outro nome dado para os imãs, sim magneto o mesmo nome do personagem da Marvel.
Os magnetismo acontece no átomo, pois na movimento dos elétrons e cosequetimentr das cargas é acontece a polarização onde um lado vira sul e outro norte e mesmo que parta um imã 100 vezes ou 1000 de vezes, o seu magnetismo não vai mudar sempre existirá o sul e o norte, pois tudo acontece nos átomos, mas você deve saber disso se viu o post sobre Magnetismo.

Natural e Artificial
Existem dois ímãs os naturais e os artificiais, os naturais são conhecidos como magnetita formado por óxidos de ferro, ele já vem da natureza com capacidade magnética e com polarização.
Já os artificiais são materiais que viram imãs através do processo de magnetização, são materiais não magnéticos, mas que recebe um campo magnético e ficam magnetizados, os ímãs mais normais são o de ferrite conhecido como ímãs de cerâmica, aquele que põe na geladeira.

Imãs Permanentes
Se pegamos um material como um parafuso de ferro e colocamos no lado outro eles não vão se atrair, pois o campo magnético de seus átomos estão desaliado, cada átomo tem uma propriedade magnética e eles criam pequenos domínio, mas que não interagem com outros.
Isso é um relógio magnético para deficientes visuais.
E o que faz algo magnético e fato dele estar aliado, o campo magnético do parafuso não está aliado, agora imagine vários relógios dessincronizados um está apontando para o 3 outro 5 outubro 10, porém quando se trata de um ímã como a magnetita os relógio estão sincronizado se tiver apontando para o 3  todos vão aponta para o 3 se aponta para e se tiver apontando pro 9 todos vão apontar para o 9.

Ferromagneticos
Materiais como ferro, níquel e cobalto são ferromagnéticos, são matéria que são atraídas facilmente atraído por imãs. Uma chave de níquel, vai ter seu campos magnéticos desaliado logo seu relógios estão dessincronizados,
Se um ímã bater em algum lugar muito forte ou cair de um local muito alto, seu domínios pode desaliar fazer ficar mais fraco ou perder por completo seu magnetismo e se for exposto a temperatura muito alta pede seu magnetismo.
mas quando se aproximam de um ímã seu relógios se sincronizam com os do ímã ou seja seu campo se alinha, se o relógio estiver apontando pro 3 o relógio da chave vai estar apontando para o 3 e lado do ímã estiver virado para a chave for norte o lado da chave próximas do imã sera sul a mesma coisa se viramos o ímã.
Uma característica interessante o ferromagnéticos e que se ficar muito tempo perto de um imã, ele pode adquirir a caracterís de ímã, ele fica magnetizado.

Paramagneticos
Materiais como alumínio, platina e cromo sa paramagnéticos, são atraídos por ímãs porém a atração é muito fraca quase insignificante, vamos usa o exemplo do relógio mais uma vez se colocamos uma magnetita próxima de uma lata de alumínio o que vai acontecer e que haverá sincronia dos seus relógios, mas não uma sincronia precisa, se a magnetita tiver no 3 a lata alguns relógios ficaram no 3 outros no 4 e outros 2.

Diamagneticos
Matérias como ouro, prata, a água e rã são diamagnéticos, quando exposto ao ímã ele ficam com o campo magnético ao contrário do ímã, voltando pro relógio se o relógio de um ímã estiver apontando pro 3, o relógio do diamagnético vai está virado para o 9, mas a sincronia não e preciso então pode vira pro 8 ou 10, ou seja é muito insignificante que acaba nem afetando o imã direito.
matérias paramagneticos e diamageticos podem ser visto em ação mais facilmente com imãs potentes, como a rã voadora que flutuava usando ímãs.

...

Ufa! Finalmente coloquei o que estava falando sobre o magnetismo e não esqueça de ver o post  sobre magnetismo.
Escreva no comentário quem pode ser o próximo e ajude a divulgar o blog ora quem tem interesse.

Arquivo do blog